Debate - Ensino em Conservação e Reabilitação em Portugal

Debate sobre o ensino em Conservação e Reabilitação em Portugal

17 de Setembro de 2018 - ISCTE-IUL

Perante um novo ciclo de avaliação dos cursos de Arquitectura pela A3ES, o ICOMOS Portugal promove uma reunião com todos os Diretores de Cursos de Arquitetura, em conjunto com representantes da Ordem dos Arquitetos e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o intuito de debater o estado atual e o futuro do ensino da Conservação e Reabilitação em Portugal.

A Reabilitação do património edificado tem vindo a ocupar um lugar central na prática profissional dos Arquitectos, a par com o que acontece em todo o continente Europeu. Paralelamente, a recente pressão do turismo e da exploração imobiliária têm acelerado esta tendência, porém, nem sempre com respeito pela autenticidade e integridade das preexistências.Nos centros das principais cidades portuguesas, inclusive em áreas classificadas ou protegidas, verifica-se uma incidência considerável de intervenções desqualificadas ou com demolição abrangente de elementos de valor e, em muitos casos, com recurso ao ‘fachadismo’.

 

Estudos e inquéritos recentemente desenvolvidos têm revelado que a responsabilidade não é apenas dos promotores, da legislação ou da entidade licenciadora, mas também dos técnicos envolvidos, em muitos casos sem bases de conhecimento formativo ou experiência para lidar com a intervenção no edificado com valor patrimonial.

Sendo responsabilidade dos Cursos de Arquitetura garantir uma formação qualificada e a criação de competências adequadas aos futuros profissionais, o ICOMOS Portugal apela à participação dos órgãos decisores das Faculdades de Arquitectura neste debate construtivo sobre o ensino e a prática da Conservação e da Reabilitação do património edificado.

Programa

14h00 (Receção)
14h30-15h30 (comunicações)
Soraya Genin (Presidente ICOMOS PT - ISCTE-IUL), Teresa Ferreira (ICOMOS PT - FAUP), Patrícia Brum (ICOMOS PT - FCSH) - "Levantamento do ensino da Conservação e Reabilitação em Portugal. Teoria e Prática”
Alice Tavares (Vogal do CDN da Ordem dos Arquitectos) -  "Os desafios da conservação e reabilitação em Portugal"
Ana Paula Amendoeira (Vice-presidente ICOMOS PT - Diretora DRC do Alentejo) - "Projetos e obras da DRC do Alentejo"
José Aguiar (ICOMOS PT - FAUL) - "Conservação, Restauro e Reabilitação (CRR)"
Mariana Correia (ICOMOS PT - ESG)  - "Ensino de património na Gallaecia"
Sérgio Infante (ICOMOS PT - FAUL) - "O início do ensino da Conservação e Reabilitação em Portugal"
15h40-16h00 (Pausa-café)
16h00-19h00 (Intervenções e debate)
Diretores de curso (ou representantes) - “Ensino da Conservação e Reabilitação no Mestrado Integrado em Arquitetura”
Soraya Genin: Conclusões