Logo da Jornada sobre Património do Desporto em Portugal

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de Abril de 1982, tendo como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do Património.
Com a organização desta Jornada com o lema “O Património do Desporto em Portugal” a Direção Geral do Património Cultural e o ICOMOS-Portugal pretendem dar a conhecer o trabalho de diversos investigadores e entidades intimamente ligadas com o património do desporto nacional, nomeadamente as estratégias que estão a ser tomadas na preservação deste legado feito de eventos, pessoas, pequenos objetos e grandes arquiteturas.

 

 

 

Programa:
14h00 – Sessão de Abertura - José Alvez Diniz - Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa; David Santos - Subdiretor da Direção-Geral do Património Cultural, Maria Magalhães Ramalho, Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal.

14h20 – Património desportivo vivido e sentido - Ana Santos (Faculdade de Motricidade Humana).

14h40 – Desporto, Património da Humanidade - Pedro Manuel Cardoso (Antropólogo e museólogo).

15h00 - O Património e o Associativismo Desportivo - Ana Canhoto (Consultora da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto).

15h20 - Descobrir o património do desporto - Anne Stroobant (Instituto Português do Desporto e Juventude-Museu Nacional do Desporto).

15h40 – Pausa para café

16h00 - Preservação do património: o arquivo histórico, fílmico e fotográfico do Comité Olímpico de Portugal - Rita Nunes (Comité Olímpico de Portugal).

16h20 - Património do desporto: desafios à sua salvaguarda - Deolinda Folgado (Direção Geral do Património Cultural).

16h40 - O edifício da Faculdade de Motricidade Humana no ambiente do Jamor - José Manuel Fernandes (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa).

17h00 - Debate/Questões.

17h20/18h30 - Visita guiada: o Património Desportivo do Vale do Jamor: Estádio Nacional e Faculdade de Motricidade Humana.

 

JORNADA - Entrada livre, sem marcação prévia (condicionada aos lugares da sala).

VISITA GUIADA – A realização da visita está sujeita às condições meteorológicas. Aconselha-se o uso de calçado confortável.


Para mais informações:

Direção-Geral do Património Cultural: T. 213 650 846 / 842; This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | www.patrimoniocultural.pt

ICOMOS Portugal: www.icomos.pt

Organização: DGPC; ICOMOS-Portugal; Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

Local: Faculdade de Motricidade Humana – Salão Nobre

Apoios: Centro Desportivo Nacional do Jamor/Instituto do Desporto e da Juventude; Museu do Desporto; Faculdade de Arquitectura da UL; Comité Olímpico de Portugal; Confederação Portuguesa da Coletividades de Cultura Recreio e Desporto; KRUPS