Nos últimos anos, muito do património arquitetónico português tem sofrido amplas intervenções de reabilitação, resultando nalguns casos, no seu desaparecimento ou total reconstrução. A Comissão Nacional do ICOMOS, considera fundamental a organização de um encontro, que reúna as principais instituições e organizações portuguesas dedicadas à proteção, gestão e educação sobre património. Como resultado, organiza em Coimbra, com a Universidade de Coimbra, o Encontro Nacional de Intervenção em Património, no dia 18 de janeiro de 2024. O Encontro procura criar um momento de reflexão entre os principais decisores técnicos, científicos, políticos e educativos sobre a importância de se formarem e de se qualificarem os profissionais que irão atuar na proteção, salvaguarda, valorização e intervenção do património arquitetónico português. Programa provisório disponível aqui. As inscrições encontram-se encerradas. Para mais informações contacte-no através de .
A conservação e reabilitação do património edificado, classificado ou não, constitui matéria da maior atualidade, tendo presente os múltiplos desafios que enfrenta, seja em razão da pressão turística e imobiliária presente nos centros históricos, seja na procura do necessário equilíbrio entre a preservação dos valores culturais que comporta e a necessidade de promover ações de requalificação, quer de natureza funcional, quer no âmbito da promoção de uma maior eficiência energética deste edificado, bem como de todo um conjunto de ações visando assegurar a sua sustentabilidade.
O PATORREB 2023, nesta sua segunda sessão devotada ao tema do PATRIMÓNIO, adoptará um modelo organizativo similar ao verificado na primeira sessão, integrando a apresentação de 10 conferências e respetivo debate, bem como a apresentação de um livro na área do património.
Deseja-se que o PATORREB 2023 seja útil para todos os que nele decidam participar e proporcione uma discussão aprofundada e participada que possa constituir um contributo válido para a problemática do PATRIMÓNIO, nas suas múltiplas vertentes e escalas.
Para saber mais consulte o site
A reabilitação do património construído é um ato multidisciplinar criativo. O desafio lançado pelo workshop consiste na intervenção em valores culturais atualmente disponíveis devolutos, adulterados ou desqualificados, para com eles construir uma nova identidade que nos pareça deles fazer parte. O desenho de uma nova e contemporânea unidade arquitectónica é feita mediante o prévio (re)conhecimento da preexistência, a partir de uma interpretação histórica e de um levantamento desenhado que permita a sua compreensão holística. Será delineado conjuntamente por participantes dos universos da arquitectura e da engenharia, numa aproximação à realidade profissional do construir sobre o construído, constituindo-se uma proposta multidisciplinar.
Tomando apoio na vila de Monforte e usando os saberes dos monitores da equipa multidisciplinar que acompanharão os trabalhos, serão realizadas palestras e visitas para a contextualização do território, do seu património e das formas de nele intervir. Serão elaborados estudos para cinco lugares, desenvolvidos por grupos compostos por estudantes ou recém-formados de arquitectura e engenharia.
O workshop basear-se-á na experiência do Programa Aga Khan para as Cidades Históricas (AKHCP), nomeadamente na sua metodologia integrada de reabilitação urbana.
Mais informação aqui.
O Seminário Internacional e a Mesa-redonda decorrerão no Porto, na Aula Magna da Universidade Portucalense, nos dias 15 e 16 de Junho de 2023.
Nos últimos anos, a arquitetura vernácula e a arquitetura de terra têm enfrentado múltiplos desafios em todo o mundo, os quais ameaçam sua sobrevivência.Em várias regiões, o conhecimento intangível está a desaparecer rapidamente, em parte devido ao facto de haver menos pessoas a manterem viva a cultura construtiva e seu know-how.
Para discutir o futuro da arquitetura vernácula e da arquitetura de terra, convidamos profissionais e investigadores interessados, a reunirem-se no Porto, nos dias 15 e 16 de junho de 2023.
O evento será estruturado em três sessões com debates e uma mesa-redonda.O Seminário Internacional de Arquitetura Vernácula e Arquitetura de Terra será dedicado à documentação vernácula, ao Património Mundial, ao conhecimento intangível, à transferência de conhecimento, à ação climática, à adaptação; e uma mesa redonda final, com contribuições dos participantes.O objetivo principal da mesa-redonda será definir caminhos a seguir, para manter viva a arquitetura vernácula e a arquitetura de terra.
Big Stuff 2022 teve lugar no Seixal em Portugal nos dias 28 e 29 de Setembro de 2022. O tema da conferência é "Trabalhando em conjunto? Conservação e salvaguarda do património industrial e tecnológico".
Para uma estratégia sustentável, a salvaguarda e conservação do património industrial deve ser entendida como um processo multidisciplinar, envolvendo instituições de gestão e outras partes interessadas no património industrial, tais como o meio académico e a indústria. Este amplo envolvimento permite uma reflexão sobre os processos de reconhecimento e selecção de objectos e metodologias do património industrial para a sua conservação.
A conferência Big Stuff 2022 abordará os seguintes tópicos:
i) Processos de conservação do património industrial in-situ;
ii) Experiências e metodologias para a conservação operacional de objectos industriais;
iiI) Agentes e processos de salvaguarda e conservação;
iv) Formação de profissionais em conservação do património industrial e tecnológico.
O programa pode ser encontrado aqui!