The Venice Charter [Re]Framed: New Heritage Challenges

A reabilitação do património construído é um ato multidisciplinar criativo. O desafio lançado pelo workshop consiste na intervenção em valores culturais atualmente disponíveis devolutos, adulterados ou desqualificados, para com eles construir uma nova identidade que nos pareça deles fazer parte. O desenho de uma nova e contemporânea unidade arquitectónica é feita mediante o prévio (re)conhecimento da preexistência, a partir de uma interpretação histórica e de um levantamento desenhado que permita a sua compreensão holística. Será delineado conjuntamente por participantes dos universos da arquitectura e da engenharia, numa aproximação à realidade profissional do construir sobre o construído, constituindo-se uma proposta multidisciplinar.
Tomando apoio na vila de Monforte e usando os saberes dos monitores da equipa multidisciplinar que acompanharão os trabalhos, serão realizadas palestras e visitas para a contextualização do território, do seu património e das formas de nele intervir. Serão elaborados estudos para cinco lugares, desenvolvidos por grupos compostos por estudantes ou recém-formados de arquitectura e engenharia.
O workshop basear-se-á na experiência do Programa Aga Khan para as Cidades Históricas (AKHCP), nomeadamente na sua metodologia integrada de reabilitação urbana.
Mais informação aqui.
O Seminário Internacional e a Mesa-redonda decorrerão no Porto, na Aula Magna da Universidade Portucalense, nos dias 15 e 16 de Junho de 2023.
Nos últimos anos, a arquitetura vernácula e a arquitetura de terra têm enfrentado múltiplos desafios em todo o mundo, os quais ameaçam sua sobrevivência.Em várias regiões, o conhecimento intangível está a desaparecer rapidamente, em parte devido ao facto de haver menos pessoas a manterem viva a cultura construtiva e seu know-how.
Para discutir o futuro da arquitetura vernácula e da arquitetura de terra, convidamos profissionais e investigadores interessados, a reunirem-se no Porto, nos dias 15 e 16 de junho de 2023.
O evento será estruturado em três sessões com debates e uma mesa-redonda.O Seminário Internacional de Arquitetura Vernácula e Arquitetura de Terra será dedicado à documentação vernácula, ao Património Mundial, ao conhecimento intangível, à transferência de conhecimento, à ação climática, à adaptação; e uma mesa redonda final, com contribuições dos participantes.O objetivo principal da mesa-redonda será definir caminhos a seguir, para manter viva a arquitetura vernácula e a arquitetura de terra.
Big Stuff 2022 teve lugar no Seixal em Portugal nos dias 28 e 29 de Setembro de 2022. O tema da conferência é "Trabalhando em conjunto? Conservação e salvaguarda do património industrial e tecnológico".
Para uma estratégia sustentável, a salvaguarda e conservação do património industrial deve ser entendida como um processo multidisciplinar, envolvendo instituições de gestão e outras partes interessadas no património industrial, tais como o meio académico e a indústria. Este amplo envolvimento permite uma reflexão sobre os processos de reconhecimento e selecção de objectos e metodologias do património industrial para a sua conservação.
A conferência Big Stuff 2022 abordará os seguintes tópicos:
i) Processos de conservação do património industrial in-situ;
ii) Experiências e metodologias para a conservação operacional de objectos industriais;
iiI) Agentes e processos de salvaguarda e conservação;
iv) Formação de profissionais em conservação do património industrial e tecnológico.
O programa pode ser encontrado aqui!
A Xª edição da conferência ReUSO pretende motivar a discussão entre os participantes sobre questões relacionadas com a teoria do restauro e conservação, com as aplicações metodológicas, desde as perspectivas teóricas até às aplicações práticas nas intervenções contemporâneas, mas também para obter recomendações para os diferentes actores que participam nas intervenções de restauro e conservação.
Esta Conferência terá lugar de 2 a 4 de Novembro de 2022, na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto - Portugal e conta com o apoio do ICOMOS Portugal.
ReUSO'2022 representa uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de trocar experiências.
A Comissão Organizadora convida-o a apresentar a sua contribuição para esta Conferência sob um dos seguintes tópicos:
- Restauro: conceitos, orientações actuais e tendências futuras
- O ensino do restauro, conservação e disciplinas afins
- Mitigação do risco no património arquitectónico e urbano
- Impacto das guerras na cultura e na construção do Património
- Novas tecnologias de apoio à protecção das construções do Património
Artigo completo e envio do Resumo Extendido até 2 de Setembro de 2022.
Mais informação pode ser encontrada em
https://paginas.fe.up.pt/~reuso/home/
Entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021, terá lugar em Almada o Encontro Internacional "Gestão de Sítios Arqueológicos em Meio Urbano".
Para mais informações, consulte o programa e o call for posters.
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema este ano é “Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidades partilhadas”, o ICOMOS-Portugal organiza o ciclo de seminários “Património industrial. Património partilhado”, em colaboração com a APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o ISTAR-IUL e a FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
A terceira e última sessão, dedicada à musealização e envolvimento da sociedade, irá decorrer no dia 30 de abril, das 10h-12h30.
Para participar inscreva-se em: https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJYld-6rqD4qGdZ7JGLSvc_OPAcrxwcpd4_8 Receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como participar. Após o evento receberá um certificado de participação.
Programa:
Musealização e envolvimento da sociedade - 30 abril | 10h00-12h30
Abertura - Leonor Medeiros (NOVA FCSH/APAI)
Moderação - Maria Fernanda Rollo (NOVA FCSH/IHC)
Graça Filipe (NOVA FCSH/IHC) - A musealização entre os processos de transformação de sítios pós-industriais, com suas potencialidades e limitações na salvaguarda de património industrial
Bárbara Silva Bruno (Museu da Água) - Museu da água
Encerramento - Soraya Genin (ISCTE-IUL/ICOMOS) / Leonor Medeiros (NOVA FCSH/APAI) / Renata Faria Barbosa (ISCTE/ISTAR)
Com a organização da Câmara Municipal de Almada e o apoio da Comissao Nacional do ICOMOS, terá lugar entre os dias 22 a 24 de abril de 2020 o Encontro Internacional "Gestão de Sítios Arqueológicos em Meio Urbano".
Consulte o cartaz com informação e horário.