PATRIMÓNIO EM RISCO. Relatório Mundial 2016-2019 sobre Monumentos e Sítios em Perigo

Heritage at Risk hr20 2016 2019 (Small)Recentemente publicado: HERITAGE AT RISK. World Report 2016-2019 on Monuments and Sites in Danger (PATRIMÓNIO EM RISCO. Relatório Mundial 2016-2019 sobre Monumentos e Sítios em Perigo). Esta série de publicações do ICOMOS, iniciada em 2000, pretende destacar o Património Cultural em risco no mundo e chamar a atenção sobre diferentes tipos de causas, naturais e humanas. Este volume de 2016 a 2019 cobre diversos casos em 23 países. O ICOMOS-Portugal apresenta três Bens inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO: o Mosteiro de Alcobaça, a Paisagem Cultural de Sintra e o Centro Histórico do Porto.

Print

Programa Europa Criativa. Carta aberta aos líderes da UE

Noventa organizações europeias - incluindo o ICOMOS - apresentaram uma carta aberta aos líderes da UE sobre o orçamento do programa Europa Criativa, antes das discussões do Conselho Europeu sobre o futuro orçamento da UE 2021-2027, que ocorrerá em 12 e 13 de dezembro de 2019.
O objetivo da carta é chamar a atenção dos líderes da UE, ministros das Finanças e ministros da Cultura para a importância de um orçamento maior para a Europa Criativa e apoiar a posição do Parlamento Europeu a esse respeito.
Consulte o documento original

Print

O debate "Porto 20 anos depois" na Comunicação Social

Na edição de 26 de novembro, o jornal Público apresentou um artigo sobre o debate "Porto 20 Anos Depois", organizado pelo ICOMOS Portugal. Poderá fazer aqui o download do artigo em formato pdf ou consultar na página oficial do Público.

Na edição de 23 de novembro do Público, foi publicado mais um artigo de opinião da Presidente do ICOMOS - Portugal com o título "Porto, processo de turistificação de uma cidade património mundial". Pode consultar directamente na página do Público.

Consulte, ainda, o nosso canal do Youtube e assista aos vídeos do Debate "Porto 20 Anos Depois".

Print

Glossário Ilustrado das Formas de Deterioração da Pedra

 

Apresenta-se a edição portuguesa (tradução de Delgado Rodrigues e Maria João Revez) patrocinada pelo ICOMOS-Portugal do Glossário Ilustrado das Formas de Deterioração da Pedra, vol. XV, Série Monumentos & Sítios do ICOMOS.

A conservação da pedra é um tópico crucial da conservação de monumentos e, muitos dos Comités Nacionais do ICOMOS por todo o mundo, carecem dos conselhos e assistência de especialistas familiarizados com métodos de conservação tradicionais e modernos. É assim que o Glossário Ilustrado das Formas de Deterioração da Pedra surge como um importante instrumento técnico capaz de fornecer um vasto leque de sugestões e conselhos práticos.

Tendo em conta a acelerada deterioração dos monumentos em pedra tanto em Portugal, como no resto do mundo, este é também um contributo exemplar para a promoção da salvaguarda do Património e para a cooperação internacional tão importante neste campo.

Consultar também a página electrónica do Comité Internacional da Pedra do ICOMOS (ISCS): http://iscs.icomos.org/

 

Print

  • 1
  • 2