Recentemente publicado: HERITAGE AT RISK. World Report 2016-2019 on Monuments and Sites in Danger (PATRIMÓNIO EM RISCO. Relatório Mundial 2016-2019 sobre Monumentos e Sítios em Perigo). Esta série de publicações do ICOMOS, iniciada em 2000, pretende destacar o Património Cultural em risco no mundo e chamar a atenção sobre diferentes tipos de causas, naturais e humanas. Este volume de 2016 a 2019 cobre diversos casos em 23 países. O ICOMOS-Portugal apresenta três Bens inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO: o Mosteiro de Alcobaça, a Paisagem Cultural de Sintra e o Centro Histórico do Porto.
Noventa organizações europeias - incluindo o ICOMOS - apresentaram uma carta aberta aos líderes da UE sobre o orçamento do programa Europa Criativa, antes das discussões do Conselho Europeu sobre o futuro orçamento da UE 2021-2027, que ocorrerá em 12 e 13 de dezembro de 2019. O objetivo da carta é chamar a atenção dos líderes da UE, ministros das Finanças e ministros da Cultura para a importância de um orçamento maior para a Europa Criativa e apoiar a posição do Parlamento Europeu a esse respeito. Consulte o documento original.
Maria Ramalho, Presidente da Comissão Nacional do ICOMOS, publicou no Público de 19/01/2017 um artigo de opinião e reflexão sobre o Programa Revive, do Turismo de Portugal. Pode consultar aqui o recorte de imprensa ou ler o texto na íntegra no Público em linha.
Na edição de 26 de novembro, o jornal Público apresentou um artigo sobre o debate "Porto 20 Anos Depois", organizado pelo ICOMOS Portugal. Poderá fazer aqui o download do artigo em formato pdf ou consultar na página oficial do Público.
Esta obra, em formato digital, é uma coedição da IST Press e do ICOMOS Portugal, e pretende reunir um conjunto de definições essenciais para qualquer abordagem teórica ou prática ao património cultural, dando particular atenção às questões relacionadas com o património arquitectónico.
Apresenta-se a edição portuguesa (tradução de Delgado Rodrigues e Maria João Revez) patrocinada pelo ICOMOS-Portugal do Glossário Ilustrado das Formas de Deterioração da Pedra, vol. XV, Série Monumentos & Sítios do ICOMOS.
A conservação da pedra é um tópico crucial da conservação de monumentos e, muitos dos Comités Nacionais do ICOMOS por todo o mundo, carecem dos conselhos e assistência de especialistas familiarizados com métodos de conservação tradicionais e modernos. É assim que o Glossário Ilustrado das Formas de Deterioração da Pedra surge como um importante instrumento técnico capaz de fornecer um vasto leque de sugestões e conselhos práticos.
Tendo em conta a acelerada deterioração dos monumentos em pedra tanto em Portugal, como no resto do mundo, este é também um contributo exemplar para a promoção da salvaguarda do Património e para a cooperação internacional tão importante neste campo.
Consultar também a página electrónica do Comité Internacional da Pedra do ICOMOS (ISCS): http://iscs.icomos.org/