Ciclo de Seminários “Património industrial. Património partilhado”

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o ISTAR-IUL, a FCSH da Universidade Nova de Lisboa, o ICOMOS-Portugal e a APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, organizam um Ciclo de Seminários “Património industrial. Património partilhado”, no âmbito dos trabalhos em curso no Mestrado Integrado em Arquitetura e no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE-IUL, e do tema proposto pelo ICOMOS para celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado a “Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidades partilhadas”.

Pretende-se refletir e debater o património industrial, nas suas vertentes histórica e arqueológica (sessão 1); arquitetónica - reabilitação integrada (sessão 2); musealização e envolvimento da sociedade (sessão 3). Uma visita guiada à Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, integra o evento.

Os seminários terão lugar nos dias 17 de fevereiro, 24 de março e 30 de abril, entre as 10h e as 12h30. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória (aceda aqui), limitada à capacidade do auditório. No final será entregue um certificado de presença.

Print Email

TERRA 2021 | 13th World Congress on Earthen Architectural Heritage

Terra 2021

O ISCEAH - Comité Científico Internacional de Património Arquitetónico em Terra, do ICOMOS, anuncia a chamada para resumos de comunicações para TERRA 2021 / 13º Congresso Mundial de Património Arquitetónico em Terra: "Um olhar para o passado, para seguir em frente - Avanços na Conservação”, que irá ocorrer em Santa Fe, Novo México, EUA, de 8 a 11 de junho de 2021. Organização conjunta do Getty Conservation Institute, do National Park Service - Vanishing Treasures Program, e da University of Pennsylvania Stuart Weitzman School of Design. https://www.eiseverywhere.com/website/8033/

Print Email

Seminário "Arquitecturas da Alma" - Chamada de resumos

2019 11 12

Está aberta a submissão de resumos para a 3.ª edição do Seminário Internacional "Arquitecturas da Alma", a decorrer em Lisboa em Fevereiro de 2020 e organizada pelo ISCTE.

A chamada de resumos decorre até 21 de Fevereiro.

Com base em estudos semelhantes realizados em todo o Mediterrâneo, a conferência estabelecerá a plataforma para uma abordagem multidisciplinar do assunto: história, arquitectura, arquitectura paisagística, património cultural, história da arte, entre outros, incluindo uma forte ênfase nos métodos e tecnologias de pesquisas digitais aplicado à arquitectura religiosa.

A Ordem dos Arquitetos e o ICOMOS Portugal apoiam esta iniciativa que dá aos membros um desconto de 10%.

Mais informação aqui: https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/seminario-arquitecturas

Evento aqui: https://www.facebook.com/events/524784745012150/?notif_t=plan_user_associated&notif_id=1573465181395822

Print Email

Seminário “Arquitetura em Terra – Um projeto com futuro”

SAT Banner

A Associação Centro da Terra encontra-se a organizar o Seminário “Arquitetura em Terra – Um projeto com futuro” que terá lugar na Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém no dia 9 de novembro de 2019.

Com a realização deste evento a CdT tem como objectivo, partilhar e promover a disseminação de conhecimento e o debate interdisciplinar sobre os temas e desafios que envolvem este tipo de construção.

Deste congresso resultará a publicação de um livro de atas em formato eletrónico com os resumos e as comunicações apresentadas no congresso.

DATAS IMPORTANTES

Data limite de submissão de resumos: 30 de setembro de 2019
Data de notificação dos autores: 11 de outubro de 2019
Data limite de inscrição no congresso – preço reduzido: 04 de outubro de 2019
Data limite de inscrição no congresso – preço normal: 25 de outubro de 2019

O evento destina-se a todos os profissionais da área da construção e ao público em geral.

Inscrição obrigatória - https://forms.gle/u2KnZ9AqAcpAGmvSA

Em breve, serão disponibilizados o programa preliminar do evento.

Para estar a par das atualizações siga-nos no facebook.

 

Print Email